Dica de alimentação: Panqueca americana de aveia

julho 04, 2016


Hoje, eu resolvi mudar um pouco de assunto aqui no blog, e dar uma dica de receita feita com ingredientes mais saudáveis.

Você já experimentou panqueca americana? Eu particularmente acho uma delícia, eu encontrei nas minhas pesquisas uma receita de panqueca americana feita com aveia e banana. Nesta receita não vai farinha de trigo refinada e nem leite, e mesmo assim fica muito gostosa.


Esta receita rende bastante, eu geralmente costumo fazer aos sábados, quando estou em casa, porque você acaba ficando um tempinho no fogão, então para não fazer com pressa, escolha um dia tranquilo que você não tenha que trabalhar, ou tenha compromissos, assim você prepara com calma, e também toma o café da manhã com tranquilidade.



Para você que assim como eu sofre de ansiedade, diminuir os carboidratos refinados é uma boa pedida, pois estes alimentos podem alterar o equilíbrio dos neurotransmissores, dando uma sensação de saciedade bem menor, e se você for do tipo de ansioso que come, a circunferência da pancinha pode aumentar, rsrs.


Então vamos conferir a receita, e depois conhecer melhor os benefícios de dois ingredientes.


Panqueca americana de aveia

2 bananas picadas

3 ovos

3 colheres (sopa) de aveia

2 colheres (sopa) de mel

1 pitada de canela em pó


Preparo:

Bata no liquidificador os ovos, as bananas picadas, a aveia, o mel e uma pitada de canela.

Em uma frigideira pincele um pouco de manteiga e siga colocando pequenas porções de massa.

Quando começar a formar umas bolinhas em cima pode virar.

Sirva com mel ou com uma calda de ameixa preta.


Calda de ameixa preta seca

1 xícara (chá) de ameixa preta seca sem caroço

1 xícara (chá) de água filtrada

2 a 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo


Preparo:

Colocar em uma panela pequena as ameixas, a água e o açúcar mascavo. Deixar ferver um pouco até a calda ficar mais grossinha. Sirva as panquecas com esta calda por cima.


Benefícios da banana

- Ajuda a regular o intestino

- Relaxante muscular natural

- Ajuda a reduzir câimbras

- Tem 5x mais magnésio que o alface


 Benefícios da aveia

- Fonte de fibras

- Ajuda a diminuir o LDL (Colesterol ruim) – Dica: sempre que você ouvir alguém falar sobre HDL e LDL para saber rapidamente quem é o vilão, pense no LDL, que começa com L de ladrão. O ladrão que rouba a sua saúde. Assim sempre que alguém ou o seu médico falarem com você sobre isso, você não ficará mais “boiando” tentando lembrar quem é o colesterol ruim.

- Aumenta a saciedade

- Melhora na resposta glicêmica



 OBS: O grão de aveia naturalmente não contém glúten, porém, muitas vezes a aveia é cultivada no mesmo local onde se cultiva o trigo, cevada, o que acaba por contaminar a aveia com glúten. Além da contaminação durante o plantio, a aveia pode ser contaminada com glúten durante o processamento, pois na grande maioria dos casos ela é processada no mesmo equipamento onde se faz a moagem do trigo, por exemplo. É por isso, que as marcas tradicionais de aveia comercializadas nos supermercados “Contém glúten”. Caso você seja celíaco ou apresente algum grau de intolerância ao glúten, já existe em lojas especializadas aveia sem glúten, a notícia ruim é que o preço chega a ser 7x maior quando comparado com as marcas de aveia vendidas em supermercados.


Mudar a alimentação é mudar um hábito, e mudar hábitos não é tão fácil quanto parece, eu sempre digo, que deve ser aos poucos, e também não gosto de radicalismo, é claro que existem alimentos, principalmente os processados, que fazem muito mal a saúde a longo prazo, estes se você puder abandonar ou diminuir muito o consumo, você sai ganhando. Você pode comer de tudo um pouco, porque o segredo da vida está no equilíbrio.


“Equilíbrio é a chave. Em tudo o que você faz. Dance a noite inteira e pratique yoga no dia seguinte. Beba vinho, mas não esqueça seu suco verde. Coma chocolate quando seu coração pedir e salada quando seu corpo precisar. Vista salto alto no sábado e ande descalço no domingo.” – Rachel Brathen

PS: Só não pode encher a cara de vinho, e depois dizer que leu em um blog que é só tomar suco verde depois, ai ai, equilíbrio hein...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.